O Projeto Especial “Agenda Eleições 2022 Mobilização Regional” avança mais uma etapa; em meio a semana que ocorre o 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, a cidade recebeu empresários, lideranças e lideranças políticas nesta segunda-feira (5) para falar de uma demanda histórica: a implantação de um terminal rodoferroviário no município.
No momento, o maior empecilho para tirar o projeto do papel é o trecho ferroviário estar concedido à Rumo Logística. A empresa detém a concessão até 2027 e não há previsão contratual para implantação de um terminal.
O projeto do terminal rodoferroviário privado apresentado na reunião planeja integrar Vacaria ao corredor ferroviário que interliga os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A iniciativa envolve municípios da região e entidades que representam o setor produtivo. A proposta visa viabilizar a estrutura por meio de parceria com a iniciativa privada, enquanto o governo federal será o responsável pela construção de um ramal de parada de composição.
A CIC marcou presença e participou de forma ativa com seu presidente Dorival Perozzo, o vice-presidente da indústria, Guilherme Renosto Jr, e o diretor de desenvolvimento empresarial, Genilson Marcon.